Escola, Take 2: Aprender a Aprender

A
aprendizagem dos alunos é influenciada por diversas variáveis. Uma delas é a opinião que o próprio aluno tem sobre as
suas capacidades e competências. Se o aluno tiver uma visão de si positiva
acreditando que é inteligente e capaz, isso terá consequências benéficas na sua
aprendizagem. Deste modo, é importante os professores reforçarem o sucesso dos
alunos dando elogios às suas capacidades pessoais. Pelo contrário, quando o
aluno obtém insucesso em determinada tarefa, o foco deve ser colocado no
insucesso da atividade e não nas “fracas capacidades” do aluno.
Sabemos
também que um dar feedback claro e no
momento adequado ao aluno sobre o seu desempenho é uma importante
ferramenta para potenciar a aprendizagem. Assim, no desenrolar de uma tarefa
torna-se vago dizer “Bom trabalho!” sendo mais útil para o aluno receber um
feedback que o oriente no trabalho a desenvolver. É então pertinente dar um
feedback explicativo, como “Bom trabalho! O texto estava sintético, com uma
gramática adequada e consistente com o tema.”
Por
último, quanto mais desenvolvidas as capacidades
de organização, planeamento, memorização, atenção, concentração e autocontrolo
do aluno, melhor a capacidade de aprendizagem. Estas competências de autorregulação
podem e devem ser desenvolvidas ao longo do tempo.
E…
o que motiva a aprendizagem dos alunos?
A verdadeira vontade interior para aprender
e o envolvimento nas atividades e
tarefas escolares. Geralmente, os alunos intrinsecamente motivados sentem-se
competentes e percecionam as atividades escolares como agradáveis. Esta
predisposição para aprender leva a que as aprendizagens sejam mais duradouras e
a que os alunos obtenham mais facilmente sucesso escolar. Este tipo de
motivação prevalece sobre aquela motivação cuja recompensa vem do exterior,
como ter boa nota num teste ou ganhar um presente no final do ano por
transitar.
Outro
fator que gera motivação para aprender é o aluno estabelecer pequenos objetivos concretos e de curto prazo, com um
nível moderado de desafio e passíveis de atingir. Ao definir estes objetivos,
facilmente conseguirá obter sucesso nesses desafios concretos, o que o motivará
para continuar a aprender e para aumentar a fasquia de exigência.
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